quinta-feira, 4 de novembro de 2010

A Doutrina Social da Igreja

A Igreja coluna e mestra da verdade não é indiferente aos problemas sociais e econômicos. Se no passado muitos de seus membros viam os pobres como apenas pessoas carentes e objeto da piedade e bondade dos ricos, agora alem de insistir nas obras de misericorida reconhece que os pobres possuem direitos e que não podem ser deixados em uma situação de exploração e pobreza indigna da condição humana. O Papa Leão XIII perante a exploração dos operários no periodo da Revolução industrial escreveu a enciclica Rerum Novarum em que apresentava a doutrina social da Igreja, rejeitando tanto o comunismo ateu e o materialista, como o liberalismo econômico na maioria das vezes presentes de forma evidente no capitalsimo industrial e financeiro. Neste o homem se torna um meio de produção da riqueza para poucos através da exploração de sua força de Trabalho. E os ricos se voltam para o consumismo e o luxo acreditando que a vida vale pelos bens que possuem e o seu coração se fecha as necessidades do próximo tal e qual o rico da parábola do Pobre Lazáro. A Igreja nas enclicas Rerum Novarum e Quadragesimo Anno do Papa Pio XII mostra qual deve ser o proceder do cristão católico e que detem os meios de produção em relação aos pobres, Principalmente se estes, forem irmãos na mesma fé.O Católico amigo da Realeza de Cristo deve estudar e anunciar a Doutrina social da Igreja. O Compêndio da Doutrina Social da Igreja publicado após o Vaticano II é necessário para conhecimento da Doutrina Social da Igreja. A leitura do compêndio é portanto recomendada aos católicas. Também a Encilcica do Papa Pio XII contra o Comunismo ateu é indispensável, principalmente em nossos dias, em que a divulgação do comunismo assumiu a forma cultural procurando inflitrar-se destruindo a moral e a ética cristã, estabelecendo leis contrárias à lei de Deus.

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