Um trecho
da carta de São Paulo aos romanos, precisamente o capitulo 3, versículo 23 a 25 sempre me deixaram
insegura quanto à Imaculada Conceição de Maria. Eu da minha parte aceito e
acredito com católico no dogma da Imaculada Conceição, mas nunca soube com conciliar
este texto com a Imaculada Conceição quando são Paulo afirma categoricamente:
"Todos pecaram e estão destituídos da gloria de Deus..." Observo que
a afirmativa está no presente. Todos pecaram... estão destituídos...são salvos
por sua graça mediante Jesus Cristo...” O texto não diz eram destituídos mas
estão privados da gloria de Deus. Não há exceção. As explicações que li
procuram exceções para esta regra mas não as há em todo Novo Testamento.
No que se
refere a segunda parte São Paulo diz que todos obtiveram a graça em
virtude da redenção realizada pro Jesus Cristo. Neste pondo a Igreja afirma com
São Paulo que Maria fo salva por meio de Jesus e em virtude de sua redenção.
Porem como responder ao todos pecaram se para salvar-se é preciso precisar de
salvação? Pode se salvar quem não tem pecado? A afirmação de são Paulo
"A justificação se dá gratuitamente
por sua graça" e
"Deus destinou Jesus
Cristo a ser, por seu próprio sangue, instrumento de expiação mediante a realidade da fé.
Estas
frases podem ser conciliadas com a redenção preventiva de Maria, ou seja, ela
foi salva não do pecado, mas de contrair o pecado pela redenção de Cristo. Como prova-lo? Se compararmos estas afirmações com o texto da anunciação
percebemos que o anjo no anuncio a Maria do nascimento de Jesus e afirmou que
ela já tinha a graça e Isabel proclamou que ela tinha a fé.
Vemos isto em Lucas 1, 30
"Não temas Maria,
encontrastes GRAÇA diante de Deus."
" Alegra-te, Cheia da Graça!" Lc 1, 28
Esta graça
não indica um favor passageiro dado naquela ocasião. Não se identifica com o fato
de conceber Jesus porque o anjo afirma isto antes de revelar que Maria ficará gravida.
A maternidade biológica é por si inferior a fé
em Cristo como ele mesmo proclamou. (Lc 11,27) Estas frases revelam o caráter de Maria. A identifica. Ela
é a A Agraciada de Deus de forma continua e permanente.
A graça
excluiu o pecado. Como não está indicado o tempo se deduz que esta graça de
Deus sempre esteve com Maria em sua concepção, no momento do anúncio do Anjo e até
sua morte, ou seja em toda sua vida E a graça é dom de Deus em Cristo Jesus e
por isto Maria esta incluída na afirmativa de são Paulo:
"A justificação se dá gratuitamente por
sua graça"
Isabel saudou
Maria como aquele que acreditou:
"Feliz é aquela que acreditou!" Maria já tinha o dom da fé antes de saber que Jesus era o redentor
de todos. Sua resposta ao anjo é uma resposta de fé. “Eis a escrava do Senhor”.
Cumpra-se em mim segundo a tua palavra e desta forma comprava-se que Maria
estava antes de todos incluída entre aqueles que são salvos mediante a fé.
“mediante a realidade da fé."
Deste modo lendo o texto de Romanos em seu sentido
completo entende-se que o todos pecaram remete à Redenção. E a Igreja nunca afirmou
que Maria não foi redimida. Mas compreendeu que sua redenção foi antecipada e se deu mediante
os meios pelos qual nós também somos redimidos. Pela graça e pela fé. Graça e
fé obtida por Cristo dada por Deus. Se Maria não pode arrependa-se
do pecado, no entanto ela é a criatura mais grata e mais devedora a Deus do que
todos nós. sua gratidão a deus ultrapassa a nós todos pois sem sua
predestinação a afirmação de são Paulo " todos pecaram seria uma realidade
também para ela. A dignidade de sua
filho, por ser ele uma pessoa divina, e
a ralação única entre ela e ele a redimiu do pecado antes de nele cair. Nesta perspectiva
o texto de são Paulo em romanos não nega a imaculada
Conceição mas a insere no mistério da redenção realizada de cristo na qual
tanto nós como a Virgem Maria estamos incluídos.
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