PRINCIPAIS CAMPOS DO APOSTOLADO [132]
132. O Senhor confiou-nos uma missão particular, não nos
deixando desprovidos de meios para a cumprir. Não só enriqueceu cada um de nós
com dons pessoais para a edificação do seu Corpo que é a Igreja, mas entregou
também a toda a comunidade eclesial dons particulares para lhe permitir
continuar a sua missão. O dom por excelência é o Espírito Santo. É graças a Ele
que formamos um só corpo e, « só na força do Espírito Santo, podemos encontrar
aquilo que é recto e depois pô-lo em prática ».[182] Embora necessários para
nos permitir agir, os meios permanecem insuficientes, se, através das « nossas
capacidades de pensar, falar, sentir, agir »,[183] não for o próprio Deus que
nos predispõe a colaborar na sua obra de reconciliação. É graças ao Espírito
Santo que nos tornamos verdadeiramente « o sal da terra » e « a luz do mundo »
(Mt 5, 13.14).
I. A Igreja como presença de Cristo
133. A Igreja, « em Cristo, é como que o sacramento, ou
sinal, e o instrumento da íntima união com Deus e da unidade de todo o género
humano ».[184] Enquanto comunidade de discípulos de Cristo, podemos tornar
visível e comunicar o amor de Deus. O amor « é a luz – fundamentalmente, a
única – que ilumina incessantemente um mundo às escuras e nos dá a coragem de
viver e agir ».[185] Esta realidade transparece na Igreja universal, diocesana,
paroquial, nas « pequenas comunidades cristãs » (S.C.C./C.E.V.),[186] nos
movimentos e associações, e enfim na família cristã, « chamada a ser “uma
Igreja doméstica”, lugar de fé, de oração e de amorosa solicitude pelo bem
verdadeiro e duradouro de cada um dos seus membros »,[187] uma comunidade onde
se vive o gesto da paz.[188] As « pequenas comunidades cristãs », os movimentos
e as associações podem ser, no seio das paróquias, lugares propícios para
acolher e viver o dom da reconciliação oferecida por Cristo, nossa paz. Cada
membro da comunidade deve tornar-se o guardião do outro: é um dos significados
do gesto da paz na celebração da Eucaristia.[189]
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