A crença numa espécie de vida depois da morte, mesmo com a corrupção do corpo, foi comum a todas as civilizações antigas. A Civilização egípcia acreditava numa vida depois da morte, bem como os povos mesopotâmicos. Porem, para estes a morada dos mortos era uma prisão. Os gregos compartilhavam desta mesma crença pois do Hades , Reino dos mortos, ninguém poderia voltar. Inicialmente os judeus compartilhavam a crença comum aos povos vizinhos. Os mortos ficavam prisioneiros no Sheol, a morada dos mortos e ninguém os poderia tirar deste lugar. Não importava se eles fossem bons ou maus todos desciam para esta morada de solidão , abandono e silencio. A revelação de Deus foi progressiva. Por volta do tempo do Profeta Daniel os judeus já acreditavam na ressurreição dos mortos e na punição para os maus.
Mas só com o cristianismo é que a ressurreição assumiu outro significado. Trata-se agora da vitória sobre a morte como fenomeno natural. Não haverá mais morte afirma o livro do Apocalipse e o Apóstolo Paulo também diz: "Onde está ó morte a tua Vitória?" O ultimo inimigo a ser vencido foi a morte. Cristo foi o único homem que pode retornar do Hades e do Sheol e vencer a morte para sempre de modo que os que participarem do mundo novo nunca mais poderão morrer. Não se trata apenas de uma imortalidade da alma como acreditavam os gregos; da sobrevivência de um esprito que troca de corpo como acreditam os espíritas; de dois mundo paralelos o dos vivos e o dos mortos. Não. Agora só há um mundo: o dos ressuscitados.
O Cristianismo não é a religião apenas da vida após a morte. Como o são tantas outras.É a fé na Vida Eterna e na ressurreição dos corpos e Jesus foi o primeiro a ressurgir dos mortos mas não está sozinho. Por sua morte venceu a morte e por ressurreição também nós ressuscitaremos, para estarmos sempre com o Senhor. Aleluia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário