"Não queremos
que este homem reine sobre nós" (Lc 19,14)
Sem dúvida
o oposto do liberalismo, principalmente em sua vertente filosófica e política é
o catolicismo puro. Mas o catolicismo até Pio XII e antes do Vaticano II.
Porque a partir deste concilio o Catolicismo aderiu de certa forma a postura
liberais. Determinou quase que a Liberdade religiosa é um valor absoluto e não
deu o mínimo apoio a Estados que tivessem a Fé Católica como Religião oficial.
Caso mais emblemático ocorrido na Colômbia e na Espanha que mudaram suas
constituições para permitir um estado laico. De modo que se opor ao liberalismo
apenas pelo fato de ser católico coloca este contra a corrente atual da Igreja
e o faz ser tachado de reacionário e medieval. Ate porque muitos liberais se afirmam
como catárticos convictos.
A verdadeira oposição ao liberalismo em nossa época é a doutrina
da Realeza social de Cristo tal e qual
com ensinada pelos papas antes do Concílio Vaticano II. Os católicos de forma
geral não negam que Jesus seja rei. Mas apenas rei dos corações e das pessoas individualmente
e não sobre a sociedade. De modo que um Chefe de Estado pode ir a missa de
manhã e assinar uma lei liberando o aborto de tarde. Ou comparecer ao um
casamento gay à noite. E participar de uma cerimonia de Candomblé e ainda assim
se dizer católico. No entanto quem reconhece
Cristo como Senhor absoluto do mundo e Rei sobre a sociedade rejeita tudo o que
vá de encontro ao que este mesmo Jesus ensinou. Reconhece que Jesus recebeu
todo o poder do Pai também sobre a Terra e não apenas sobre o céu. Que ele foi destinado
a governar as nações e não só os indivíduos e que os governantes devem governar
submissos a sua lei. Esta é doutrina de Cristo Rei tal como a Igreja sempre a
entendeu. E ela não é mais aceita hoje nem pelos bispos e até pelos papas
posteriores ao Concilio. Que Jesus seja Rei depois do fim do mundo e no céu,
sem problema. A terra pertence aos homens que a governam como desejam. Mas não
é esta doutrina católica sobre a Realeza de Cristo. Na verdade hoje, se admite
apenas a realeza escatológica (depois de sua volta) de Cristo; mas se recusa sua
realeza social. Ser um antiliberal é defender com palavras e ações esta realeza
social de Cristo, porque como afirmou Santa Joana d´Arc, os reinos do mundo não
pertencem aos reis, mas ao Rei do Céu e ele é quem os governa, quer para o bem
dos que o amam e o aceitam, quer para o mal dos que o rejeitam, permitido que
venham maus governantes para puni-los.
Reconhecer Cristo
como soberano dos reinos do mundo é recusar uma liberdade absoluta. E aceitar
como único caminho para Deus, como único Senhor e legislador Jesus cristo; é admitir
que só ele deve ser servido em primeiro ligar e acima de tudo. É favorecer a
difusão e proteger a sua Igreja que é Católica e Apostólica e empenhar-se para ama-lo
sobre tudo e todos. Este católico é o verdadeiro antiliberal em todas as formas.
Francisco
Silva de Castro
31/10/016
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