Os portugueses trouxeram para o Brasil a devoção a Nossa Senhora da Conceição; Portugal era uma dos mais fervorosos defensores de que a mãe de Jesus fora concebida sem o pecado original, muito antes desta crença, haver ser tornado obrigatória para todos os católicos.
No Brasil esta foi uma das devoções Marianas mais populares ao lado de Nossa Senhora do Rosário, do Carmo dentre outras. No nordeste muitas capelas e paroquias foram erguidas em honra de Nossa Senhora da Conceição. Quando o Brasil ainda pertencia ao reino de Portugal pescadores encontraram INESPERADAMENTE uma pequena imagem da Virgem Maria. Primeiro o corpo e depois a cabeça. Ao juntar as peças perceberam que era uma imagem da Senhora da Conceição já conhecida e venerada por eles.
Aquela imagem tornou-se especial para aquela gente simples. Principalmente após a pesca abundante seguida após o encontro a imagem, pois até então nada haviam conseguido pescar, conforme havia sido pedido a eles pelos vereadores da vila de Guaratinguetá, a fim de oferecerem um banquete ao conde de Assumar, que passaria naquela vila com destino à Minas gerais.
A pequena imagem ficou alguns anos na residência de um dos pescadores, onde iam aos sábados rezar o terço. A historia do encontro da imagem espalhou-se pela região e com o aumento de romeiros foi necessário a construção de uma capela e posteriormente uma igreja.
Não se tratava mais de uma imagem comum de Nossa senhora da Conceição. Era a imagem Aparecida. E desta forma o povo passou a referir-se a ela como a Aparecida. Se o titulo já era conhecido e a devoção já seguida, a imagem era única. Seu encontro, sua forma pequena, o desconhecimento de sua origem e de como esta foi parar no rio, como foi encontrada, tudo mostrava uma intervenção divina. Uma espécie de sinal amoroso de Maria para com aquele povo. E foi desta forma que com o passar do tempo a devoção àquela pequena Imagem espalhou-se pelo sudeste, sul e centro oeste do Brasil e o sul da Bahia. No nordeste predominou a devoção a Nossa Senhora da Conceição, simplesmente, sem ligação com a imagem aparecida.
A mensagem da imagem pescada pelos pescadores que veio a tornar-se uma devoção praticamente nacional é que tudo que é divino começa na simplicidade e aos poucos; não é planejado pelos homens. Aqueles pescadores nunca imaginaram que a imagem que eles recolheram e veneravam em suas casas fosse depois de muito tempo, ser o maior símbolo de Maria no Brasil e a mais famosa de todas as imagens da Senhora da Conceição. Deus sempre começa suas grandes obras no presépio. E entre os pobres.
Nenhum comentário:
Postar um comentário