sábado, 18 de dezembro de 2021

Nossa senhora do Ó em Cascavel do Ceará

 

 


    Na liturgia da Igreja a festa de Nossa Senhora do Ó ocorre no dia 18 de dezembro. Mas em Cascavel do Ceará, cuja a primeira capela foi dedicada a esta invocação, as festas eram realizadas do dia 15 de agosto, solenidade da Assunção de Maria, a 04 de setembro, data da criação da paróquia sob o titulo de Nossa senhora da Conceição. 

    O fato da paróquia ser criada com outra invocação da santa Virgem e não Nossa senhora do Ó provavelmente se explica pelo empenho no século XIX em defender e divulgar a Imaculada Conceição de Maria, que ainda não era um dogma católico. Mas o povo cascavelense ainda manteve até a década de 80 a  sua primeira devoção Mariana; e tinha como imagem de Nossa senhora do Ó uma imagem da Assunção de Maria em estilo barraco, sem a cobra a lua sob os pés mas só cabecinhas de  anjos. Os padres e o descaso do povo fez com que esta devoção fosse esquecida e hoje as novas geração de nossa terra nada sabem desse costume. 

    Ainda bem que há uma praça com este nome, para que nem tudo fosse esquecido, nesta cidade, em que a população tem pouco amor à sua história

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Publicidade

Publicidade

Publicidade