terça-feira, 26 de julho de 2011

OS AVÓS DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO: SANTOS JOAQUIM E ANA

Hoje, no dia dos santos avós de Cristo, os avós mais desconhecidos e mais importantes do mundo, relembro meus avós e pais adotivos. Fui para a companhia de meus avós paternos aos 3 anos de idade. E rendo graças a Deus por ter me dado avós tão religiosos, principalmente a minha avó, Vanda. Esta me ensinou as orações que deve fazer uma criança católica. Ainda lembro que toda  noite antes de dormir, me ensinava a fazer o pelo sinal (como dizia) e a recitar uma oração para o anjo da guarda que ainda lembro: "Meu anjinho da Guarda, meu fiel zelador, guardai a minha alma para Nosso Senhor." Meu avô, que  tem o nome do bem-a aventurado pai da Santíssima Virgem, Joaquim, embora não fosse dado  muito a orações ia sempre a missa e cuidava de mim com atenção e carinho. Muitas vezes me colocava para dormir e cantava músicas antigas de versos de cordel. Uma destas era sobre uma tal Marina que começa desta forma: Marina  era uma moça muito rica e educada, porem amava Alonso que não possuía nada..." Ele me chamava de Leleto. Hoje, creio que estão junto dos grandes e santos avós do Filho de Deus. Sofreram para criar sete filhos.vvieramcom sinceridade e simplicidade a fé católica. Passaram dificuldades financeiras e problemas de Familia. Minha  avó teve o martírio de ficar doze anos sem andar vitima de uma AVC e meu avô morreu quase cego; além de ter feito uma um cirurgia na próstata. Mas deixaram para mim o maior tesouro:  a fé católica. Minha avó foi a minha primeira e maior catequista. Me conduzia sempre a missa. Me conduziu ao catecismo e a crisma. Tenho certeza que sem ela não teria perseverando na fé católico.Que muitas vezes procurei deixar ou me afastei depois de adulto. Peço a Nosso Senhor Jesus, que quis ser neto de meras criaturas, para que tenha dado aos meus avós a bem aventurança eterna ao lado de seus santos avós; daqueles que educaram na lei de Moisés e trouxeram ao mundo a sua santa e imaculada mãe. Meus queridos avós,  peço que continueis a rogar por este vosso neto que está na terra e que alcance para o mesmo ser  perseverante no fé e amor a Cristo Jesus. De coração eu vos agradeço pelo carinho e amor que me deram. E que todos os netos neste dia orem por seus avós e agradeçam a Deus por Eles. São Joaquim e Santa Ana, Rogai pelos avós do mundo. Rogai pelos  netos deles. Amém

Um comentário:

  1. Caríssimo Prof. Francisco, Laudetur Dominus!

    Belíssimo testemunho! E de grande relevância em tempos como os nossos onde as mães não ensinam mais tão comumente as crianças pequenas a rezar.

    Lembro que minha mãe, apesar de hoje não ser tão religiosa assim, também rezava comigo e com meu irmão todas as noites e, graças a isso, hoje somos católicos comprometidos. Pessoas que não têm esse tipo de educação têm muito mais dificuldade de se voltar para Deus na idade adulta.

    Pax et Salutis

    ResponderExcluir