sábado, 16 de junho de 2012

SANTAS E NOSSAS SENHORAS



Por mais que se explique, as pessoas com formação Católica superficial, não conseguem entender a diferença entre Nossa Senhor e as outras santas. Até dizem repetindo o que ouviram, a frase comum: "Nossa Senhor é uma só." E quando acredita-se que entenderam, alguém diz, como muitas vezes eu já ouvi. "Nossa Senhora Santa Luzia." Nestes dias uma colega de trabalho, que havia tomado emprestado, a Novena de Santa Joana d´Arc, publicada pela Editora Paulinas disse: "Levei a Novena de NOSSA SENHORA Joana d´Arc para minha mãe ler." Isto mesmo. Quando se explica que Nossa Senhora é uma só, o povo não entende que É A MESMA PESSOA  e então começa a pensar que toda SANTA É NOSSA SENHORA. Até mesmo na imprensa se comete este grande erro. A Revista SALVE MARIA , que está nas bancas de todo o Brasil, na pagina  11 e 12, traz um Artigo como o título: ORAÇÕES A MARIA. Enumera orações de:


Nossa Senhora Aparecida;
Nossa Senhora de Fátima;
Nossa Senhora de Lourdes;
Oração à SANTA CLARA;
Oração à SANTA RITA DE CÁSSIA;
Oração à Nossa Senhora Desatadora dos Nós.
Coloquei na  ordem em que estão enumeradas as orações. Santa Clara e Santa Rita de Cássia agora tem o nome de Maria. Pense na confusão que esta revista fará na cabeça do povo, porque é justamente este tipo de literatura religiosa que o povão compra. Um conhecido, que é padre, disse que em Fortaleza no Santuário dedicado à Santa EDWIGES na época da festa, o povão, diz que está festejando Nossa Senhora duviges. Assim mesmo. Duviges. Porém o medo maior  é a possibilidade de um padre, que não se preocupa em estudar a vida dos e nem os títulos de Nossa Senhora, (Estudo que deveriam fazer, porque quando forem às paróquias, eles são os  que farão as festas dos padroeiros e porque esta é a "religião" do povo) cometa o mesmo erro e em vez de esclarecer, acabe por deixar no erro, os fiéis; por  nada saber da vida de um santo ou sobre ao origem de um título de Maria Santíssima.
Eu da minha parte, creio que muitos desses títulos são desnecessários. Não se precisa dizer Nossa Senhora da Conceição Rogai por nós e logo depois Nossa Senhora de Fátima rogai por nós. Não são a mesma pessoa? Se peço a Nossa Senhora de Fátima, que segundo a crença do  povo, com permissão da Igreja é Maria Santíssima, aparecida em Fátima, cidade de Portugal, não estou pedindo à mesma pessoa? Por que enumerar títulos após títulos? É justamente por este motivo e por causa da diversidade de imagens, que o povo acredita que cada Nossa Senhora, é  uma mulher diferente da outra. Ou então, que qualquer Santa é também Nossa Senhora. Haja confusão. 
Queria Deus que o Espírito Santo ilumine os padres, e que estes também conheçam e ensinem ao povo, tanto haver muitas outras mulheres santas, reconhecidas pela Igreja e que temos apenas uma NOSSA SENHORA, Maria Santíssima, Mãe de Jesus, invocada em milhares de títulos, e que não é necessário ser devoto de nenhum dos títulos, porque se você é devoto de Maria Santíssima,  é devoto de todos os títulos que  deram a ela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Publicidade

Publicidade

Publicidade