domingo, 26 de maio de 2013

O MISTERIO DE DEUS

Nosso Deus revelou-se como Trindade. Deu não é apenas espírito. É da própria natureza de Deus ser comunhão e relação. Isto é o mistério da Trindade. Ser para doar-se. Ser para receber. Pelo filho o Pai se doa e cria o mundo. Pelo Espírito o pai mantém  toda a criação na existência e eleva as criaturas a participar de sua própria divindade.
         Não somos deístas. Cremos num Deus pessoal, que ama e se revela
s suas criaturas.  O que nos distingue enquanto cristão é o fato de acreditarmos que deus se fez homem e manifestou-se em nossa natureza como Jesus de Nazaré e que por Jesus o mistério da intimidade de deus foi revelado a nós. Embora monoteístas não adoramos o mesmo Deus dos muçulmanos e dos judeus. Para este Deus não se revelou em Jesus. Deus é o espírito Santo que se dá  aos que lhe obedecem. Deus é o distante e eterno solitário.
          Nós cristãos exultamos porque Jesus disse que o filho revelou aos homens quem é o Pai. E o mistério do Pai é ser Trindade. Trindade de pessoas. E ser pessoa é poder relacionar-se. Comunicar-se. Por isto Deus é uma comunhão de pessoas em que cada uma se doa inteiramente ao outra sem nada perder de si mesmo. Deus subsiste e como Trindade por toda a eternidade. Nunca houve tempo em que faltou ao pai seu Verbo e o seu Espírito.
Gloria ao Pai e ao Filho  e ao Espírito Santo por todos os séculos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Publicidade

Publicidade

Publicidade