sábado, 9 de abril de 2016

É A VERDADE QUE LIBERTA




“Conhecereis a Verdade e a Verdade vos tornará livres.” (J 8,32


Jesus mesmo apresentou-se como a Verdade enviada ao mundo pelo Pai. Ele disse haver nascido para dar testemunho da verdade perante Pilatos.(Jo 18,37) Os que se recusam a receber a verdade fazem como Pilatos quando perguntam o que é a verdade não esperam pela resposta.(Jo 18,38) Hoje estamos na época da valorização do amor acima da verdade. Enquanto deveríamos viver o amor pela verdade e com a verdade. Pois Jesus mesmo afirmou que é a verdade que nos torna livres e não o amor. Porque este amor pode degenerar em amor próprio e em paixão e cegar nosso entendimento para  a verdade. Foi o amor demasiado à lei que cegou os olhos dos Saduceus e Fariseus para não ver a Verdade de Deus em Cristo.

Se é  verdade que Jesus amou e andou com os pecadores é também verdade que ele afirmou perante estes mesmos pecadores que eles  precisavam de medico e de arrependimento..(Mt 9,10.12-13) Que deveriam se libertar do pecado que escraviza. Jesus jamais disse que acolhia os pecadores e que estes podiam continuar no pecado. Jesus conhecedor de nossa natureza decaída e voltada ao pecado acreditava também que poderíamos não pecar mais como afirmou muitas vezes aos pecadores que o procuravam e a quem ele perdoava. "Vais e não pequeis mais." Se não temos o direito de atirar a  primeira pedra porque todos temos pecado e muito também não temos o direito de afirmar que o amor é o que importa e  que não se deve mostrar o pecado e caminho da santidade. Porque isto seria como julgar. Ocultar  o pecado e deixar numa situação pecaminosa um irmão sem esforçar-se para libertá-lo do pecado é verdadeira falta de amor. Jesus veio para salvar os pecadores e não para associar-se a eles  em suas vidas de pecado.

 Sem o conhecimento de que somos pecadores e de que nos tornamos escravos do pecado que praticamos não podemos ser curados pelo Filho de Deus. Esta é a primeira e fundamental verdade que nos liberta. O pecado existe e devemos nos livrar dele; arrependermos e mudar de vida. Pois  onde impera o pecado Deus não pode estar. Esta é a Verdade que nos liberta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário