terça-feira, 29 de março de 2011

A LECTIO DIVINA

A Lectio Divina  é uma leitura orante da Bíblia. Não é um debate sobre a Palavra de Deus. Antes de tudo é uma escuta silenciosa de Deus. É deixar que Ele fale  conosco. Nada da nossa reflexão, de nossas ideias, de nossas explicações, deve está presente. Apenas o silencio interno. A leitura não é planejada. A escolha de um livro da Bíblia é como que intuitiva. A  Lectio Divina deve seguir até onde for, não a  nossa vontade, mas a vontade de Deus  Depois o silencio e a escuta. A Lectio divina surgiu entre os monges de São Bento. E é um dos preceitos da Regra Beneditina. Na Lectio Divina não há comentários. Não há homilia ou sermão. Só  há a escuta.  O objetivo da Lectio divina é  Interiorizar da Palavra de Deus e não adquirir conhecimento ou instrução sobre a  Palavra de Deus.Por isso é uma forma de leitura individual. Solitária. Em que cada um se coloca à Escuta do Espírito Santo que nos fala na Palavra de Deus.Na Lectio divina não falamos  com Deus e nem como os irmãos. É Deus que fala conosco.
+Jesus-Maria+

2 comentários:

  1. Excelente!

    É uma pena que os católicos tradicionais achem que só o Rosário (mesmo assim muito mal rezado, sem qualquer meditação dos mistérios, parecendo que estão narrando um jogo de futebol pelo rádio) seja oração. Não ousam uma lectio divina, nem uma forma de oração contemplativa (para eles, só o padre pode, só o padre sabe, como se essa modalidade de oração fosse restrita a uma elite sacerdotal e religiosa - que, aliás, quase não reza, despreza a piedade popular, a oração contemplativa e qualquer exercício espiritual).

    Adoram querelas e disputas escolásticas, mas abandonam a oração, a verdadeira penitência e a caridade aos livros de história eclesiástica, e nada são diferentes dos hereges modernistas que tanto condenam.

    Sem oração profunda, não há afervoramento no amor a Deus e ao próximo, não há vontade de penitenciar-se também.

    Que tal divulgar mais a lectio divina e seus métodos? Que tal divulgar os Exercícios Espirituais de Santo Inácio?

    Parabéns pelo ótimo trabalho!

    ResponderExcluir
  2. Sem duvida uma ótima sugestão. Tenho pouquíssimo conhecimento dos exercícios espirituais de Santo Inácio. Se poder ajudar fico grato. Deus seja glorificado.

    ResponderExcluir

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Publicidade

Publicidade

Publicidade