quinta-feira, 19 de maio de 2011

A ECLESIOLOGIA CATÓLICA

Eclesiologia é a parte da Teologia sobre a Igreja. Seu conceito,  origem, organização e atuação no mundo. A Igreja deve ser entendida em dois aspectos inseparáveis. Como corpo místico de Cristo e como instituição visível e continua na História. Para aqueles que recusam a Igreja como Instituição não uma Igreja visível que iniciou com os apóstolos e se desenvolveu até aos nossos dias. Tanto na compreensão da fé como na forma de organização estes desenvolvimento foi continuo e em conformidade com a época e as necessidades dos povos. Para os luteranos e todos as comunidades surgidas após o luteranismo a Igreja é invisível. Significa a somo de todos os crentes de qualquer denominação e na verdade não constitui uma organização com lideranças autorizadas a defeinr dogmas de fé, ja´que estes estão todos definidos na Bíblia. Eles newgam a sucessã opsotolica e dizem que a igreja se correopeu dai sugindo o catoliciscmo romano. Este postura cria enormes dificuldades. A primeria consiste em negar que o Espiriot Santo conduziu a Igreja e esta sucumbeu perante os pdoeres do mundo se deixando correpoer pelo pdoer. Desta forma tambem cria difuclasdes para eles mesmos, já que o principal dogma da fé cristã, ou seja, a divindade de Cristo, não foi defein od pela Biblia, pois Ário usava a propria bilbia para ensianr que Criusto não era Deus; mas por concilio renido em Niceia. Alem do canon dos livros do novo Testamento que tambem foram definodso peo cum concilio já que no no Novo Testmaneto não a relação dos livros inspiradso. O coneto de igreja dos protestantes é contraditoria em si mesmo. Tomado em sentido estrio o sginficad da palavra grega ecllesia, que referems-e a uma Assembleia, entedne que a igreja, está onde estejam reunidos crentres em Cristo e com a biblia debaixo do Braço. Daó estes não se inocmodaram com as inumeras denominaçõs que surgem dia após dia.
Já os padres da Igreja e toda a tradição ocidental e oriental entende que a Igreja em seu aspecto místico é a esposa de Cristo e o seu corpo e reúne tantos seus membros visíveis como os invisíveis. Ate mesmo aqueles que de boa vontade se esforçam pro fazer o bem e sem culpa nunca conheceram o Cristo. Estes pertencem ao corpo da Igreja. E os seus membros pecadores, incluindo aí, muitos de seus lideres, papas, bispos e padres, que embora façam parte do corpo visível da Igreja não estão em sua alma; embora membros , são como  galhos murchos da videira que se não rejuvenescerem pela fé e o amor serão cortados pelo divino jardineiro.  Infelizmente hoje está se infiltrado discreta mente na Igreja visível, a doutrinas de um membro da Igreja é a Igreja. Nunca um membro da Igreja pode ser entendido como a Igreja. Esta é a reunião de todos os que creram e crêem. Assim como uma parte do corpo não é o  corpo todo, embora pertença ao corpo. Esta compreensão se aproxima muito da visão protestante que ver a Igreja com a reunião de crentes individuais  e este, mesmo estando sozinho é a Igreja. Por isso há paredes entende que a Igreja é santa e pecadora ao mesmo tempo. Coisa impossível. A Igreja é apenas santa embora muitos de seus membros sejam pecadores.Cremos na Igreja que os apóstolos receberam e deixaram. Na Igreja como  sociedade visível liderada por Pedro pelos seus sucessores; e é bom crer que a Igreja presente no mundo, apesar dos pecados de muitos de seus filhos é assistida pelo Espírito Santo e nunca será destruída. Irá perdurará até a volta de seu amado esposo Jesus. Creio na Igreja Católica!

2 comentários:

  1. "Esta compreensão se aproxima muito da visão protestante que ver a Igreja com a reunião de crentes individuais e este, mesmo estando sozinho é a Igreja."
    Esta era exatamente a visão da Beata Anna Katharina Emmerick. Ela dizia que mesmo só restando um católico sobre a terra ele seria a Igreja de Cristo. Talvez por ter esse tipo de idéias ainda não foi canonizada.

    ResponderExcluir
  2. Na verdade se entendermos uma pessoa que mantenha a fé da Igreja, neste sentido nesta unica pessoa está presente a Igreja. Mas apenas em seu aspecto de membro do corpo maior que reúne todos os que tem fé. É a Igreja não enquanto a Assembléia permanente e contínua na História de forma organizada. É no sentido impróprio de que nesta unica nessa ainda pertence a mesma fé da Igreja, já que apenas um parte do corpo não pode ser igual ao corpo todo, embora tenha em si o que é devido para ser parte do corpo.

    ResponderExcluir

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Publicidade

Publicidade

Publicidade