terça-feira, 7 de junho de 2011

O PODER DOS PAPAS


Pedro foi apontado por Cristo mas, muito mais, como pastor de toda a Igreja do que como Rei. Alem disso Cristo deixou para conduzir a Igreja o Espírito Santo. Ele é sim, o verdadeiro vigário de Cristo na Terra ,pois foi em relação ao Espírito Santo que Cristo disse. "Quando eu for mandarei para vós o Paráclito. Ele vos ensinará todas as coisas." Pedro por si mesmo não era nada. Ele se tornou o pastor da Igreja em virtude da vontade de Cristo, o unico e soberano Rei, tanto visível como invisível. E o Espírito Santo é quem o sustenta, o ilumina, pois sem o Espírito Santo os  muitos papas pecadores que houve,  já teriam destruído a Igreja há muito tempo. 

Coroar um homem como se este fosse o Cristo entronizado no céu, mesmo como símbolo dele, não conduz a uma reta compreensão do primado petrino. E na verdade, foi esta pomposidade humana, este quase endeusamento de Pedro, o que desviou a muitos da sê apostólica. O  grande São Bernardo em referencia ao papa da época disse, que na sua apresentação luxuosa, ele estava mais próximo doe Constantino do que de São Pedro. A investidura que Cristo concedeu a Pedro foi de confirmar os irmãos na fé; de permitir e de  proibir na Igreja. E foi isto que Pedro fez ao permitir a entrada dos gentios no cristianismo sem precisar se tornar judeus. E de completar o grupo dos  apóstolos ao indicar a substituição de Judas.. Nada na missão confiada a Pedro indica uma soberania temporal semelhante aos reis deste mundo. Um poder de chefe territorial. Ele, Pedro, é o pastor dos Cristãos, dos servidores de Cristo, sendo ele, o servo dos servos de Deus. 

Usar uma tiara como um faraô egípcio só trará mais incompreensão sobre a verdadeira primazia de São Pedro. Esta época já passou e se foi util para mostrar visivelmente o  triunfo de Cristo, ao submeter a si muitas nações, com o tempo também trouxe muita corrupção, ambição, e desvio de missão de Pedro na  Igreja,. Veja que houve muitos bispos de Roma que só  o foram em vista do poder e da riqueza. Queira Deus que os papas de agora sejam firmes na fé como uma rocha e o que seu falar seja sim quando for sim e não quando for não. Que não temam anunciar Cristo e sua doutrina a todo mundo. E que jamais voltam a se mostrar com reis deste mundo, coroados de fausto e de poder, porque todo o poder temporal só foi dado a Cristo no céu e na Terra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Publicidade

Publicidade

Publicidade