segunda-feira, 13 de junho de 2011

SANTO ANTONIO CASAMENTEIRO? GRANDE PREGADOR E DOUTOR DA IGREJA,ISTO SIM.



Sobre Paz e Bem
"Peçamos humildemente a Jesus Cristo que nos conceda alegrar-nos só nele, viver modestamente, menosprezar as inquietações do mundo, manifestar-lhe todas as nossas necessidades, a fim de que, protegidos por sua paz, possamos um dia viver na pacífica Jerusalém do céu. Auxilie-nos aquele que é bendito e glorioso pelos séculos eternos. E toda alma pacífica diga: Amém! Aleluia! (3Ad 6d).
Busca a paz dentro de ti, em ti mesmo; se a encontrares, terás paz com Deus e com o próximo (5Pn 16a).
Os olhos misericordiosos do Senhor estão sobre os que procuram a paz (5Pn 16a).
Coisas necessárias a qualquer justo: a paz do coração, a separação dos bens terrenos, o silêncio da boca, o êxtase da contemplação, a lembrança da própria fragilidade (Pp 18c).
O azeite é o mais excelente de todos os líquidos; a paz de consciência excede o gozo dos bens temporais (Ft 15a).
Quem possuir a paz do coração merece de verdade ser chamado filho de Deus Pai, ao qual, juntamente com seu Unigênito, diz na hora da morte: Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito, porque da paz do coração passa à paz da eternidade (23Pn 18a).
Quem em vida estabelecer com o Senhor a aliança da reconciliação, depois, no reino celeste, repousará na formosura da paz (9Pn 15c).
De Deus provém todo o bem que nós possuímos (6Pn 12b).
O bem é sempre simples (l0Pn 13a).
Jesus Cristo é o Bem, o bem substancial, de quem todas as coisas prendem bondade. Tudo o que há e se move, vive ou existe no céu, como nos anjos, na terra ou debaixo da terra, no ar, na água, dotado de inteligência e de razão, procede daquele Sumo Bem, causa de todas as coisas e fonte de bondade (Ft 9a).
A coroa de todo o bem é a humildade (1Qr2 4c).
Afasta-te do mal, mas isto ainda não basta: é preciso praticar o bem (5Pn 16a).
Note-se que há quatro espécies de orgulho: quando alguém possui um bem e julga ter ele vindo de si mesmo; ou, se dado por Deus, considera-o dado em razão dos seus méritos; ou jacta-se de possuir o que não possui; ou despreza os outros e procura pôr em evidência o que possui (11Pn 3a). Sermão de Santo Antonio Doutor da Igreja."


Incrível como a Religiosidade popular deturpa, confunde e altera a verdadeira vida dos santos. O grande pregador Santo Antonio foi transformado num santo de faces efeminadas em suas imagens e casamenteiro, servindo apenas para desencalhar mulheres a procura de maridos ou achar coisas perdidas. O pregador, o grande doutor da sabedoria divina, e o missionário que anunciou Cristo a tantos, é esquecido e desconhecido. Queira Deus, por intercessão do próprio Santo Antonio, mostrar aos que se dizem seus devotos, a verdadeira face do seu servo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Publicidade

Publicidade

Publicidade