segunda-feira, 18 de julho de 2011

SANTA JOANA: 17 DE JULHO DE 1429. COROAÇÃO DO REI




"Vá em frente com coragem. Sem temer  nada. Se você for para a frente como um homem, você deve ter o seu reino inteiro."

Pano de fundo histórico e litúrgico:
O exército francês finalmente chegou a Reims em 16 de julho, tendo viajado mais de 150 milhas em 17 dias através do território inimigo sem qualquer perda de vida. Este feito milagroso seria registrado na história como A Marcha sem sangue. Quando Charles chegou antes das paredes de Reims temia resistência, não tendo deixado de artilharia para um cerco da cidade. Joana respondeu com as palavras acima de encorajamento. Ela novamente foi provada correta, tal como naquela noite a cidade de Reims jurou obediência plena e inteira para Charles. Ele fez sua entrada na cidade em meio a gritos de "Noel!" com Joana ao seu lado. Sua coroação foi marcada para o dia seguinte.

Devocional: O prazer de Deus.
A coroação do rei Charles foi talvez o dia mais gratificante da vida jovem Joana. Um presente cronista para a unção deu uma descrição de Joan ajoelhado diante do rei "e abraçando-o em volta das pernas, dizendo-lhe ao mesmo tempo derramando lágrimas copiosas: 'Rei Gentil, agora é feito o prazer de Deus, que quis que eu levantasse o cerco de Orleans e que eu lhe trazer a esta cidade de Reims para receber a un ção com os santos oleos e a cororoação. Mostrando que você é verdadeiro rei e aquele a quem o reino de Deus deveria pertencer. E causando grande emoção para aqueles que a viram (Pernoud, Joana d'Arc por ela mesma e seu Testemunhas de 125).  Deste dia em diante, o Rei Charles seria reconhecido como o legítimo herdeiro do trono da França, pois era a unção que fez o rei. Para o desespero dos seus inimigos inglçeses que reinvidicavam o reino  da França.Os direitos de Charles  como herdeiro do Reino da França foram reconhecidos imediatamente. Você pode colocar-se no lugar de Joana? Imagine a sua satisfação, sabendo que ela tinha cumprido a tarefa confiada a  dela, para coroar seu rei. Talvez pensou que este ato por si só acabaria com a guerra e o derramamento de sangue.

Oração:
Posso experimentar o contentamento de coração que vem de haver realizado  a Tua vontade ó Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Publicidade

Publicidade

Publicidade