sábado, 23 de novembro de 2013

MISSÃO DE SANTA JOANA: CRISTO É REI



http://injoanofarcsfootsteps.com/wp-content/uploads/2012/10/LionelRoyer-mural-coronation.jpg

        Pois, mesmo que haja os chamados deuses, quer no céu, quer na terra (como de fato há muitos "deuses" e muitos "senhores"),para nós, porém, há um único Deus, o Pai, de quem vêm todas as coisas e para quem vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, por meio de quem vieram todas as coisas e por meio de quem vivemos. 1cor. 8,5-6

6 para nós, porém, há um único Deus, o Pai, de quem vêm todas as coisas e para quem vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, por meio de quem vieram todas as coisas e por meio de quem vivemos.
        Na solenidade de Cristo rei celebrada neste ultimo domingo do Tempo comum, neste ano de 2013, dia 24 de novembro, convido a refletir sobre  o sentido social desta festa. Que Cristo seja rei ninguém de fé discute. Contato que seja rei restrito aos corações, às paredes dos templos da Igreja. Mas que Cristo reine como absoluto soberano sobre as nações e os governos, até mesmo muitos católicos de hoje rejeitam. Cristo é rei do universo, e quando ouvimos universo, nossa tendência natural é pensar que Cristo é o rei das estrelas e das galáxias, mas, que o rei da Terra é o homem. E, no entanto Cristo mesmo afirmou que é rei e a Sagrada Escritura o chama de Reis dos soberanos da Terra.(Ap 1,5) Que todo poder lhe foi dado no céu e na Terra.(Mt 28,18) O poder confiado a ele na Terra é ignorado ou relegado para as sacristias.

        Para nos fazer nunca esquecer esta verdade do reinado politico e social de Cristo Deus resolveu intervir de forma direta na politica dos homens ao final da idade Media quando estava para iniciar a época em que os homens não queriam que Cristo Reinasse sobre as nações. E o fez por meio de uma simples Virgem; esta anunciou para todos os políticos e guerreiros da França que o Rei dos céus, único e verdadeiro Senhor da França, havia decidido que o príncipe francês deserdado era o verdadeiro herdeiro do trono da França e lugar tenente do Rei dos Céus nesta nação. Para isto deveria ser corado segundo o rito de coroação dos reis e fazia necessária uma intervenção militar para expulsar o inglês invasor usurpador da monarquia francesa.

        Este aspecto da missão ode Santa Joana d´arc é desconhecido e para muito inadmissível. E, no entanto é a razão de ser sua missão. Nunca na historia da humanidade uma pessoa ousou colocar Deus de forma tão direta como o autor de uma missão politica e militar, Nem mesmo os reis de Israel que protegidos por Deus fizeram guerras e batalharam contra os inimigos do povo e de Deus. Mas não se dizem enviados por Deus para uma missão específica. Só Joana teve a audácia de afirmar que Deus era quem mandava na França e fazia rei a quem ele quisesse que fosse Rei. E só na França? Não. Cristo manda no mundo  todo embora os homens da politica ajam como se ele não mandasse. Tudo está sob sua eterna providência e poder. Governos que caem, governos que sobem. Nações que se tornaram livres e nações que desaparecem. Impérios que desmoronam. Mas Deus quer muito mais. Quer a submissão das nações à sua lei e ao seu Cristo. E esta foi a mensagem de Santa Joana não só para o reino da França da época mas para todos os tempos e todos os  Povos do mundo: Sujeitai-vos a Cristo Rei.

Um comentário:

  1. Bom dia!!Venho até você pedir ajuda através da divulgação no seu blog!! Domingo (01/12/2013) eu participei do Seminário Nacional de Biopolítica aqui em Curitiba que contou com as participações do Pe. Paulo Ricardo, Prof. Felipe Nery e Pe. José Eduardo, e foi pedido pra que nos mobilizemos em favor do PL 6033/2013 de autoria do Dep. Eduardo Cunha (RJ). Quero lembrar ainda que dentre os assuntos destacados no Seminário foi a chamada lei Cavalo de Tróia (12845/2013) que legalizou o aborto no Brasil, mas que pode ser revertida uma vez que o Deputado Eduardo Cunha (PMDB/RJ) entrou com um pedido de revogação (PL 6033/2013) da dita lei para melhor apreciação do Congresso, entretanto, para que a revogação seja votada precisamos de assinaturas, por isso, peço que todos nós possamos nos mobilizar em favor dessa causa, coloco os links para assinatura e maior conhecimento de caso. Assinem e passem para todos os colegas!!VAMOS FAZER CAMPANHA NO BLOG E DIVULGAR ISSO!!!

    Deus o Abençoe

    http://www.citizengo.org/pt-pt/535-deputado-dr-rosinha-nao-cumplice-da-legalizacao-do-aborto-no-brasil
    Juliano A.R.P

    ResponderExcluir