Os Evangelhos citam várias vezes os chamados irmãos de
Jesus. E Paulo em duas de suas Cartas. Gl. 1, 19, identificando Tiago como o irmão do Senhor e em 1Cor 9,5 se
refere aos irmãos do Senhor. A principio
seria este um forte argumento para negar a verdade de fé, defendida pela
tradição católica e ortodoxa, de que Maria só teve um filho: Jesus. Mas apesar
destas referencias aos irmãos de Jesus prevaleceu fortemente a convicção de que
Jesus é o único filho de Maria Virgem. Estes irmãos de Jesus são entendidos como
parentes de diversos graus, como tios e primos.
Mas iniciar um debate para provar que os ditos irmãos de
Jesus, são seus parentes porque o aramaico não tinha uma palavra especifica
para primos e tios ou parentes, é começar a entregar o outro ao bandido. Pois
este argumentará que tendo sido escrito em grego, os quatro Evangelhos, o grego
tinha palavras especificas para primo, sobrinho e tio. Como o faz Paulo em Cl 4, 10 chamando Marcos primo
(ou sobrinho ) de Barnabé.
Devemos iniciar a argumentação mostrando que dois destes
citados irmãos de Jesus tem outra mãe que não é a mãe de Jesus. No Evangelho de
Mateus 13, 55-56 São citados quatro ditos irmão de Jesus: Tiago, José Simão e
irmãs sem serem nomeadas. Mas no mesmo
Evangelho é mencionada uma outra Maria mãe de Tiago e José que veem Jesus na morte.
A sequência dos nomes mostra que se trata do mesmo Tiago e José
citado no capitulo 13, 55 e esta Maria não é identificada como Mãe de
Jesus.
Entre elas se achavam Maria Madalena, Maria, mãe de Tiago e de José, e a mulher de Zebedeu. (Mt 27,56)
Em Marcos capitulo 6,1-2 são apresentados os mesmos irmãos
de Jesus, sendo que José é escrito como Joset ou Josephe conforme muitos
manuscritos. É assim que a Bíblia de Jerusalém traduz e a Bíblia TEB. (Tradução
Ecumênica da Bíblia) E o mesmo Marcos identifica estes dois nome como Filhos de
uma outra Maria no capitulo 15,40 citado
as mulheres que estavam olhando a morte de Jesus. a grafia Joset aparece da mesmo forma como em
Marcos 6, 1 mostrando que é a mesma pessoa.
Marcos 15, 40 Estavam ali também
algumas mulheres observando de longe, entre elas, Maria Madalena, Maria, mãe
de Tiago, o menor, e de José,( ou Joset) e Salomé;
O Evangelho de João identifica esta Maria como irmã da mãe
de Jesus e esposa de Clopas. Na maioria
das traduções estavam junto a cruz de Jesus três mulheres: Maria, a mãe de
Jesus, a irmã dela, também chamada Maria e esposa de Clopas e Maria Madalena.
Esta Maria sem duvida é a mesma citada em Marcos e Mateus e que Lucas cita como
mãe de Tiago. Não é a mãe de Jesus como algumas notas de Bíblias protestantes mostram,
mas pelos admitem que o Tiago e José de Mc 6, 1s é o mesmo citados como filhos
desta Maria.
Considerando que pelos menos dois irmãos de Jesus tem
outra mãe, só resta um explicação. O termo irmãos foi usado no sentido hebraico
e aramaico de parentes em geral mesmo no grego. Assim como fez tradução do
Hebraico para o grego chamada dos Setenta
ou Septuaginta nas seguintes passagens:
Gn 14,12.14 – Irmão = sobrinho.
Lv 10, 4 e 1cr 23,21 = Primos.
2Cr 36, 10 = Tio.
Parentes em Geral: Gn 29,12. 15; Gn 13, 8; Rute 4,3;
E quanto a Maria não haver tido outros filhos observe-se que
só Jesus em Marcos 6, 1s é dito o carpinteiro, o Filho de Maria. Que o discípulo
amado levou a mãe de Jesus pra sua família quando Jesus morreu. Onde estavam as
irmãs de Jesus que abandonaram a mãe delas nesta hora e os seus outros filhos?
Jesus aos doze anos vai a Jerusalém para festa da Páscoa só
com Maria e José. (Lc 2, 41-42) Eles o procuram entre parentes e conhecidos e
não entre os irmãos. (2, 44) Estes parentes são os irmãos citados por Marcos e
Mateus. Se Maria tivesse filhos menores ou estivesse grávida não teria ido todos os anos
a esta festa que só era obrigatória para os homens.
A Igreja está correta em afirmar que os Evangelhos não dão nenhuma
prova de que Maria teve outros filhos além de Jesus. E se cremos que Jesus foi concebido pelo Espírito Santo é normal
que Maria e José, perante tão grande mistério,
único na história, tenham decidido viver um matrimônio real, mas casto para encobrir
o mistério o de Cristo.
Prof. Francisco Silva de Castro
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