terça-feira, 25 de novembro de 2014

Missa: O Rito do Sacrificio de Cristo




         A Missa é a renovação do Sacrifício do Calvário. Tudo na missa tem como objetivo manifestar o que Deus fez por nós em Cristo Jesus e não  o que somos  capazes de fazer por Ele.(palmas, danças, coreografias, etc.) Por isto a missa é um Rito, não no sentido de gestos e palavras vazias, de formulas sem sentido, mas de gestos que tem com objetivo transmitirem uma mensagem e vinculados ao sentido de sacrifício e não de festa ou evento da comunidade. Jesus também usou certos ritos ou gestos como colocar os dedos nos ouvidos de um surdo para que ouvisse; saliva e terra nos olhos de um cego para que enxergasse e mandou que os leprosos cumprissem a lei de Moisés mostrando-se- aos sacerdotes. Por isto a Igreja desenvolveu no decorrer da história formas para celebrar o Sacrifício do Senhor. Tudo na Missa, vestes, posição, gestos indicam a grandeza do sacrifício da cruz.
         Na missa o padre é servo e não o protagonista. Não cria, não inventa, não altera e nada acrescenta. Não se faz o centro. Porque ele não é o dono do rito para muda-lo conforme sua vontade. O rito pertence à Igreja. Não é para ele que deve se dirigir todos os olhares, mas para  o Altar,  Para Deus. Pois na missa queremos ver é Jesus e com os olhas da fé.  Cristo usa o padre, sua voz, seus sentidos, pois este age como se fosse Cristo. “In persona Christ”.

         O povo não sabia latim na Europa da Idade Média, mas  sabia o que era Missa mil veze mais do que os católicos de hoje. Santa Joana d´Arc, analfabeta, sabia que a Missa era o sacrifício que Jesus fez para nos libertar das penas eternas do inferno. Sabia que recebia o seu Salvador na comunhão e não só ela, mas todos os santos medievais, inclusive São  Francisco de Assis. Porque não basta saber a língua é preciso assimilar o sentido, o mistério. E quando se assimila o mistério da Missa, esta  pode ser em mandarim que o fiel entende. Porque a linguagem do amor é única e universal. E isto é a Missa . A Comunicação  de Amor de Deus por nós pelo seu Filho  Cristo  Jesus.

Um comentário:

  1. Muito bom texto! hoje esta realidade está olvidada para a maioria. procuro assistir apenas à missa tridentina e ao rito ucraniano, em foz, em cascavel e no paraguai. Meu blog é intelectualidade cristã.

    ResponderExcluir

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Publicidade

Publicidade

Publicidade