sábado, 18 de julho de 2020

A IMACULADA PELA GRAÇA, QUE CONCEBEU O IMACULADO POR MERITO E NATUREZA.


Se pensarmos bem, Nossa Senhora da Conceição foi sempre rainha e padroeira do Brasil, da Terra de Vera Cruz, muito antes ainda de 1904 e 1930, e até mesmo antes da sua miraculosa aparição em 1717 no rio Paraíba. No dia 25 de Março de 1646, quando D. João IV proclamou solenemente Nossa Senhora da Conceição como rainha e padroeira de Portugal, as terras brasileiras eram também parte do Reino de Portugal, com efeito, e tal como outros territórios espalhados pelo mundo, foram igualmente contempladas nessa aclamação. A partir dessa data, os monarcas portugueses nunca mais usaram coroa real, como sinal de humildade e obediência para com aquela que consideravam a verdadeira soberana do Reino de Portugal.

Com a definição dogmática decretada por Pio IX, em 1854, e as aparições de Lourdes, em 1858, a devoção à Nossa Senhora da Conceição, mais do que substituída ou piedosamente confundida, foi sendo gradualmente assimilada pela devoção à Imaculada Conceição de Nossa Senhora. Enquanto a primeira se refere à concepção do Menino Jesus por ação do Espírito Santo, a segunda diz respeito à concepção da própria Virgem Maria sem pecado original. No ventre de Santa Ana, numa relação normal com São Joaquim seu marido. (Por isso Maria embora não herdasse o pecado original, tinha o débito do pecado, por ser de natureza humana decaída e por isso necessitava que alguém o pagasse por ela. No caso Cristo, o seu Filho. ) Apesar de serem conceitos distintos, não são antagônicos, aliás complementam-se, uma vez que Maria foi concebida sem a mínima mancha de pecado, ou seja Imaculada, para ser uma digna  mãe de Deus. Já que a própria pureza não habitaria num vaso impuro e não seria conveniente que o próprio Filho de Deus tivesse como mãe uma pessoa que só por uns segundo fosse a Filha da Ira divina.

Atualmente, a Nossa Senhora da Imaculada Conceição é considerada a padroeira não só de Portugal, mas de toda a lusofonia espalhada pelo mundo. Como a Nossa Senhora da Conceição do rio Paraíba apareceu muito antes da independência do Brasil, também se justifica que a sua devoção se estenda, no mínimo, a todo o espaço geográfico correspondente à cultura de língua portuguesa, por razões de pertença histórica e de proximidade religiosa e cultural.


BASEADO NUM TEXTO DO SITE O DOGMA DA FÉ



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Publicidade

Publicidade

Publicidade