quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

APRESENTAÇÃO DO SENHOR NO TEMPLO



Todo dia 02 de Fevereiro de cada ano, a Igreja Católica, ou seja, em todas as igrejas particulares, celebra a festa da Apresentação do Senhor no templo de Jerusalém. É uma festa do Senhor e ao mesmo  tempo de Maria Santíssima, a mãe do Senhor. Nesta ação, os dois estão unidos de tal forma que união maior, só no dia em que a Virgem concebeu pelo Espírito Santo o Filho de Deus.
Cumprindo a lei dos judeus, Maria e José  levam ao templo o menino Jesus, como um mês mais o menos, para o oferecerem ao Deus dos judeus. Porque todo filho do sexo masculino, que fosse o primeiro a nascer, deveria ser ofertado ao Senhor Deus e depois resgatado. A lei proibia sacrifícios humanos. E os pobres resgatam os seus filhos com um par de rolas ou duas pombinhas, que eram sacrificados a Deus no lugar do Filho. Nascido sob a lei, por ser judeu e filho de judeus, Jesus cumpriu com todas as obrigações que a lei judaica ordenava. Por isso, diz o apostolo São Paulo: "Deus enviou o seu Filho sujeito a lei para resgatar os que estavam debaixo da Lei," porque apenas a lei judaica não concedia a santificação, já que não apagava o pecado original. Nesta ocasião, conhecemos a unica profecia feita diretamente a uma pessoa, no Novo Testamento alem de Jesus. São as palavras de Simeão a Maria, a mãe do menino:" Eis que uma espada traspassará a tua alma..." originando muitas pinturas representado Maria, com um coração a mostra, atravessado por uma espada. Mãe e Filhos unidos. A grandeza do Filho reverte em glória e honra para a mãe. Maria neste ato já inicia o processo de desprendimento maternal tão comum entre as mulheres. Sempre ver os filhos como sendo delas e  suas eternas crianças. Simeão alerta:. Este menino veio para o povo de Israel e também para ser sinal de contradição, pois muitos revelarão suas reais intenções quando confrontados com o que aquele simples bebê iria fazer no futuro. Provavelmente Simeão se referia aos sacerdotes judeus que iriam recusar Jesus como Messias. E a revelação do que estavam escondido nos corações faria sofrer a Maria, pela rejeição de sue povo amado. ao seu amado filho, que Deus enviara por meio dela, para a salvação do povo de Israel e para os judeus.
Em muitas paróquias no dia de hoje, a festa tem um outro nome e até outro significado. Celebra-se Nossa Senhora das candeias. Isto porque neste dia se realiza uma procissão com uma imagem de Maria Santíssima acompanhada com candeias ou velas acesas. Em Juazeiro do Norte no Ceará é um grande dia de Romaria e ainda acontece esta procissão. Eis aí uma grande oportunidade para explicar o que se comemora no dia 02 de fevereiro. Um ocasião unica para catequese. Os padres deveriam pregar a festa da Apresentação do Senhor no templo que a verdadeira comemoração deste dia. E informar que a mesma é celebrada em toda parte do mundo, pois está incluída no calendário litúrgico da Igreja Católica. Desviar o foco do povo para o  nome de Nossa Senhora das candeias, até porque a Virgem Maria não portava candeia nenhuma, quando foi apresentar Jesus e focar o essencial. O principal: Jesus pelas mãos santas de Maria, se oferece ainda recém-nascido ao Pai Eterno e cumpre a lei, como verdadeiro filho do povo de Israel. Que a verdadeira Luz, que é o Espírito Santo, ilumine os padres, nas paroquias em que festejam Nossa Senhora das Candeias, para eles expliquem que celebramos hoje a Apresentação de Nosso Senhor Jesus Cristo no templo de Jerusalém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Publicidade

Publicidade

Publicidade