sábado, 2 de fevereiro de 2013

NOSSA SENHORA DAS CANDEIAS

          http://st-takla.org/Gallery/var/albums/Saint-Mary/03-The-Presentation-to-the-Temple/www-St-Takla-org--Saint-Mary-Presentation-of-Jesus-in-Temple-08.jpg?m=1295730322
        A Liturgia Católica festeja a 02 de fevereiro, a Apresentação do Senhor. Fato narrado no Evangelho de Lucas, capitulo 2, versículos 22-38. Na ocasião em que foi apresentado no templo de Jerusalém, levado pelos braços de Maria, o Senhor foi reconhecido pelo velho Simeão e pela profetisa Ana. Simeão louvou a Deus cantando o "Afora meu Senhor já posso descansar, em latim "Nunc Dimittis.” Hino cantado todas as noites na liturgia das horas ou breviário. E  nesta ocasião ele declarou sobre Jesus: "...meus olhos viram a tua salvação que preparastes para todos os povos,  LUZ para todas as nações e  glória do teu povo,  Israel.” Lucas 2,31-32.
         Na religiosidade popular festeja-se neste dia Nossa Senhora das Candeias. Uma das milhares invocações de Maria, Mãe do Senhor. Como no dia da festa da Apresentação do Senhor se fazia em Roma uma procissão com candeias, ou lâmpadas de azeita, ficou conhecida como Procissão das Candeias. Por  esta festa unir Maria e Jesus num mesmo tornou-se a mesma um festa mariana também e daí a extensão do nome candeias ligado à Virgem Maria. Se tentarmos um pouco, poderemos cristianizar mais esta festa. Como Jesus é mencionado como luz do mundo para todos os povos, Maria em cujos braços ele repousou é como o candelabro, em que esta luz quis ficar, para a partir dela iluminar o mundo todo.
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/nossa-senhora-das-candeias/imagens/Nossa-Senhora-das-Candeias-5.jpg
         O Espírito Santo fez a Igreja assimilar toda a cultura do feminino presente nas nações e centraliza-las na pessoa de Maria. Erram os que acusam a Igreja de Idolatrar a mãe de Jesus. “Se não fosse  a figura forte e marcante de Maria ainda hoje estaria os povos gritando ‘Viva a Diana dos Efésios.” Porem, ao mesmo tempo em que se deve respeitar a religiosidade do povo, é preciso instrui-los na fé. A Igreja Católica tem grandes oportunidades de ensinar a doutrina da  fé, porque nas romarias consegue reunir milhares de pessoas. Em Juazeiro do Norte, no Ceará, a romaria de Nossa Senhora das Candeias é a segunda maior. Infelizmente muito é perdido em comentários vazios quando se deveria explicar os artigos da fé e os mandamentos de Deus. Reforçar que Nossa Senhora das candeias é a mesma Nossa Senhora das Dores, que é a mesma Nossa Senhora da Conceição que é a mesma Nossa Senhora de Fátima e assim por diante. Mas que não é a mesma Santa Luzia, que não é Santa Teresinha e que não é Santa Edwiges  explicando que há outras santas a quem não se pode chamar de Nossa Senhora, porque este nome só pode ter a mãe de Nosso Senhor Jesus. E afirmar que Iemanjá é uma entidade africana quem vive no mar segundo acreditam os pagãos e que nada tem a ver com a Serva do Senhor, a Santa Mãe de Cristo e que um católico que vai a missa no dia de Nossa Senhora depois de oferecer presentes de manhã a Iemanjá n no dia 02 de fevereiro comete pecado mortal porque é idolatria. Dizer sito sem medo de ofender os afrodescendentes. Ate porque isto vale para  católico e não se está mandando  prender o perseguir o s que não são católicos ou seguem outra fé.
Que Maria nos conduza à verdadeira e única luz,  Jesus Cristo,  Nosso Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Publicidade

Publicidade

Publicidade