A Sua Ascensão ao Céu é o Seu triunfo completo.
Jesus é Rei pela Sua dignidade,
pela Sua autoridade e pela Sua função. Em Cristo é a dignidade que está em
primeiro lugar, e dela dimana a Sua autoridade e função de Rei.
1.º Dignidade da realeza de Cristo.
— A dignidade está em primeiro lugar porque não é, como nos homens, uma
dignidade acidental, mas essencial, vem da sua natureza humano-divina e da
união hipostática. A Encíclica Quas primas exprime esta doutrina citando as
palavras de são Cirilo de Alexandria: «Cristo tem autoridade suprema sobre toda
a criatura, não pela força ou por qualquer outro meio, mas pela sua própria
essência e por natureza».
Eis o ponto capital.
2.º Autoridade da realeza de
Cristo. — Vejamos os títulos da realeza de Cristo sobre todas as criaturas.
— Jesus Cristo é Rei como Filho
de Deus.
Desde toda a eternidade, seu Pai
deu-lhe em «herança os povos e em partilhas o universo inteiro.» E reina pela
Sua onipotência sobre todo o universo.
— Jesus Cristo é Rei como Homem.
— Desde o momento da Encarnação em que a natureza humana se uniu à natureza
divina na Pessoa do Verbo, a humanidade de Jesus Cristo ficou com domínio
soberano e com direito de reinar sobre todas as criaturas: ditar-lhes leis,
exigir a Sua observância e, punir no caso de desobediência.
— Jesus Cristo é Rei como
Redentor. — Estávamos sujeitos à escravidão do demônio, a pior das escravidões,
porém, Jesus resgata-nos, não com ouro ou prata, mas pela sua Paixão e morte na
Cruz. — E eis que as Suas lágrimas se convertem em pedras preciosas, — a Sua
coroa de espinhos em coroa de glória, a Sua Cruz num trono cintilante, a Sua
Ressurreição sela a vitória sobre a morte, a Sua Ascensão eleva-O para um trono
acima de toda a criatura angélica e humana. E assim, por título de conquista e
de triunfo, tem direito a reinar sobre todas as criaturas.
Continuação
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