Os Protestantes admitem que os crentes
vivos rezem ou orem por outros crentes vivos. Mas recusam definitivamente a
intercessão dos crentes mortos, mesmo que estejam no céu junto do Senhor. Por
isto, recusam invocar a intercessão de Maria, dos Apóstolos; no caso dos anjos
eles pedem a Deus que mandem seus anjos protege-los. Se os Anjos, que não são oniscientes e
onipresentes, podem ajudar os mortais nesta Terra, porque os servos de Deus, os
que creram em Jesus e o serviram nesta Terra, não podem nos ajudar? Deus se serve
dos anjos para que estes possam servir aos que vão herdar a salvação. Hb 1,14;
At 10,22; 27,23 porque deixaria de
servir-se dos santos que já saíram deste mundo? Os protestantes justificam sua
recusa em pedir a intercessão dos santos mortos porque não encontram na Bíblia
o exemplo de um vivo recorrendo à intercessão dos mortos crentes. Porém, na
Bíblia, há o exemplo do batismo pelos mortos (1 Cor 15, 29) e nenhuma seita
protestante que eu conheça, mantém este costume, que não foi abolido em nenhum livro
da Bíblia e muitos outros, indicando que nem tudo que está na Bíblia se faz e
que muito do que estes fazem, também não
consta na Bíblia, como registrar marcas de
"igrejas" em cartórios, tirando CNPJ e alugar prédios com
placas de pitorescos nomes, para reunir
fieis e propagar suas doutrinas. Os Anjos tem o conhecimento do arrependimento
de um pecador, como afirma Jesus. (Lc 15,10) Ora, arrepender-se é algo
primeiramente interior, que só quem sente sabe. E mesmo assim os anjos se
alegram por um pecador arrependido e estes não
são oniscientes. Porque os crentes que serviram a Cristo e estão no céu,
não poderiam saber o mesmo?
Também os protestantes não entendem porque
pedir ao santo para interceder a Deus se eu posso me dirigir a Deus. Poderiam
perguntar por que Paulo pedia aos cristãos para rezar por Ele em suas cartas, se ele foi um grande
instrumento de Deus e em nome de Jesus realizava grandes milagres. Esquecem
eles que esta justificativa não anula a intercessão dos mortos, mas até a dos
vivos pelos vivos, já que todos podem rezar diretamente a Deus e ninguém
poderia pedir a outro para rezar por ele. Quando afirmamos que no céu os santos
rezam por nós, não é que eles estão sempre diante de Deus pedido por fulano
ou sicrano, como se Deus fosse um
presidente que atendesse seus ministros em favor dos outros. Na realidade espiritual, em que espaço e
tempo diferem deste nosso tempo e espaço, tudo é diferente. Se usamos esta
expressão Rogar ou interceder é para salientar que o poder de um santo vem sempre de Deus e não do próprio Santo. Certo é que no céu os santos atendem
diretamente os pedidos de oração que Deus os faz conhecer.
Na Terra São Paulo fazia milagres sem
precisar rezar a Jesus dizendo:
"Jesus faça o milagre deste paralítico andar." Mas dizendo:
"Levante-se e ande" At 14, 8-10. Jesus disse que deu poder aos 72
discípulos e aos crentes. Mc. 16, 17. Os santos fazem milagres em nome de Jesus
pelo poder que receberam dele. Não o fazem mais em favor deles; na verdade
não há um só milagre feito por meio de
Paulo para ele mesmo, mas para os outros. Porque no céu, junto de Cristo, Paulo
não faria milagres em favor dos vivos? Só porque isto justificaria o culto aos
santos na Igreja Católica? Parece que sim. Admitir que nossos irmãos no céu
podem nos ajudar, por vontade de Deus,
os irmãos na Terra, faria com que aceitassem que a Igreja está certa e que
nunca errou em permitir a invocação dos santos. Na verdade aos honramos os
santos reconhecemos que Deus age neles como agia no Apóstolo Paulo neste mundo.
Atos 19, 11
Postado por Prof. Francisco
Castro
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