quarta-feira, 12 de outubro de 2011

MARIA SANTISSIMA; IMACULADA PELA REDENÇÃO POR CRISTO

by on 17:05
Hoje, dia em que o Brasil celebra a sua padroeira, honrando na imagem aparecida,  a sua Imaculada Conceição, reflitamos sobre o mistério desta grandiosa graça concedida à mãe do Filho de Deus. Todos nascemos sob a mancha do pecado original que se propagou por todo genro humano, fruto da desobediência de nossos primeiro pais. Por causa do pecado necessitávamos de um salvador imaculado e separado dos pecadores.Hb. 7,26. Este salvador, puro e sem nenhuma mancha é Nosso Senhor Jesus Cristo homem. Mas crer  a  Igreja, que aquela associada de modo mais próximo possível, ao Filho único de Deus feito homem, é  também ela Imaculada, livre da mancha do pecado original. No entanto grandes santos, dentre eles São Bernardo e Santo tomás de Aquino, não aceitavam esta piedosa crença, que em 1854 foi definida como dogma e que até hoje escandaliza protestantes e deixa confusos e divididos os cristãos orientais em cisma com Roma. Os últimos não admitem que esta crença seja definida como dogma. Pode até ser admitida livremente como piedosa crença; os ditos ortodoxos não aceitam dogmas marianos.
Admiro-me,e porque uma grande santo como São Bernardo, ele mesmo fervoroso devoto de Maria, que escreveu ao final da oração Salve Rainha  a invocação "Ó  clemente, o piedosa, ó doce, sempre  Virgem Maria"  não a tenha aceitado. Provavelmente não era desconhecido a ele e nem a Santo Tomás de Aquino, a possibilidade de Maria haver sido preservada do pecado. Pois a Deus tudo é possível. Mas  a forma como a Imaculada Conceição era defendida e cultuada pelo povo , colocava a Virgem acima dos redimidos e fazia como que ela fosse a  causa de Jesus haver nascido sem pecado. De certa forma a deixava de fora da Redenção. E  Jesus é veio para salvar a todos. A carta do apóstolo aos romanos também é definitiva neste assunto: "Todos pecaram e estão privados da glória de Deus."Rm.  3,23. Não conhece exceção. Era dito que  Jesus não poderia  ser o  santo e imaculado sem nascer de uma mulher sem mancha, sem pecado. Sabemos que Jesus, sendo concebido pelo Espírito Santo, mesmo que nascesse de uma mulher nascida sob o pecado, nasceria sem a mancha do pecado original, porque o Espírito Santo, só realiza criação santa e pura. Jesus não veio da semente do homem. E assim que anjo justifica a concepção Virgem, por Maria, de Jesus.Lc 1, 35. Por este motivo muitos teólogos resistiram a admitir a Imaculada conceição da Virgem. Se esta precisava não ter a mancha do pecado original, seus pais e ancestrais também deveriam ter nascidos da mesma forma, a fim de não atingir Jesus. Era preciso encontrar uma forma de fazer Maria ser Imaculada sem deixar de ser redimida, salva por Cristo. E para adequar estas crença ao deposito da fé, que diz expressamente que todos foram salvos pro Cristo, é que entra a questão do débito do pecado. Jesus ao entrar no mundo jamais poderia ser dever a uma outra pessoa a sua santidade. Nem mesmo de à sua mãe. Então a justificativa de que Maria deveria ser imaculada para que Jesus o fosse, até com citação bíblica de que o puro não nasce do impuro, não se aplica a este caso, porque Jesus quebrou a corrente de gerações por homens, tendo sido concebido pelo Puro, o Santo, a Santidade de Deus o Espírito Santo, que o fez ser gerado em Maria. 
Mas os merecimentos de Cristo e sua futura paixão poderia sim, pagar o debito ou a divida do pecado original, para que uma criatura humana tanto quanto  nós,  já nascesse revestida da  graça santificante; que Deus derramou sobre nós unicamente por meio de Cristo, como está na carta aos Éfesios, 1, 6-7.  Mas este aspecto que focava a redenção de Maria, não era anunciado no culto à Imaculada Conceição e o povo geralmente o desconhece; por isto a rejeição de que Maria fora concebida sem pecado por muitos teólogos medievais e sua rejeição por outras correntes cristãs, protestantes e ortodoxos.
Havia tal necessidade de Maria receber o fruto da Redenção desde o primeiro instante de sua existência?  Se afirmarmos que era necessário para que Jesus fosse imaculado e santo, estaremos compreendendo errado o dogma da Imaculada Conceição de Maria. Pela explicação já mostrada acima, Jesus é o separado dos pecadores, santo e imaculado por merecimento próprio e não deve a nenhuma criatura a sua santidade singular; Mas se entendermos que era necessário para a própria Maria de Nazaré, ser a A cheia da  Graça santificante, desde o inicio, ser ela mesma amparada por Deus,  a fim de não sucumbir ao pecado, levada pela soberba ou pelo temor, ao saber-se mãe do Filho de Deus, e para que ela fosse uma digna mãe de Deus, então sim, era necessário que Deus a redimisse antes dela  contrair o pecado, pela mesma graça, que todos recebemos do Filho e pelo Filho. Nenhuma mancha MORAL poderia existir entre Maria em Jesus. Em simples palavras, nenhum padre ou pastor poderá sentir-se a vontade em dizer em uma homilia ou pregação: Jesus, meu Salvador, o filho DAQUELA PECADORA de Nazaré;  ou Jesus, o Filho da  pecadora, me salvou..."Já ouvi evangélicos chamarem Maria de pecadora igual a todos nós. Mas não ouvi nenhum chamar a Jesus de "o filho da  pecadora. e creio sinceramente, que eles, mesmo que o chamem assim, não se sentirão a vontade com esta expressão. Pois de certa forma afirmar que Jesus é o Filho de Maria e ao mesmo tempo dizer que Maria é uma pecadora, atinge moralmente a própria pessoa do Filho de Deus. Como foi dito, Maria foi criada, concebida por Deus, para ser UMA DIGNA mãe de seu filho. Uma casa feita toda de ouro e diamantes para abrigar um poderoso rei , ou uma serva adornada da mais preciosa jóias dadas a ela gratuitamente, não pode se julgar merecedora de receber o rei,  pois nada possui de si mesma. Mas ninguém pode negar que esta casa ou pessoa,  é uma digna casa para o rei ou uma serva que está a sua altura,  pois ele a fez assim, por causa de sua própria dignidade. Por isso Maria foi preservada do pecado.  Primeiramente, para ser a escrava do Senhor e  a mais devedora de todas as criaturas a Ele mesmo;"Olhou para o nada de sua Serva." Lc 1, 48.; depois para ser uma digna mãe de Deus, "O Senhor fez POR MIM GRANDES COISAS" Lc 1,49.  de forma que nenhuma mancha moral atingisse indiretamente o filho, atreves da mãe.
Evidenciando a força da redenção de Cristo, que está álem do tempo, pois que Jesus morreu também por todos os que nasceram antes dele, a Imaculada Conceição de Maria não está em contradição com a Bíblia, quando esta afirma que Jesus é o Salvador de Todos, inclusive e primeiramente de Maria.  Devemos sempre que nos referirmos à Conceição, fruto de uma relação normal entre os pais deles, nunca esquecer de afirmar, que ela, tal como todos, recebeu unicamente por Cristo, a Graça que a fez a Santa, a sem pecado. 
Que o Brasil, que tem como protetora a Virgem redimida, desde o primeiro momento de sua existência, possa cada vez mais recusar o pecado e submeter-se à seu exemplo a vontade de Deus, dizendo: Eis aqui a nação que é serva do Senhor e que também quer que seja feita, agora, já, neste momento, a sua vontade.

domingo, 9 de outubro de 2011

APELO A CNBB JUNTE-SE A MIM OS DEVOTOS DA PADROEIRA DO BRASIL.

by on 16:48


 IMAGEM DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO
APARECIDA EM 1717 SEM MANTO E COROA

+Jesus-Maria+
Venho mui respeitosamente apelar e suplicar junto a Diocese da cidade de Aparecida que sugira à CNBB que no dia 12 de outubro, em todas as dioceses e paróquias do Brasil haja missas e não apenas naquelas em q tem a Virgem Maria com o nome "aparecida" como padroeira. Afinal não é a mesma Virgem, em sua Imaculada Conceição, a padroeira de todo o Brasil?
Necessário e útil que pelo menos houvesse missas nas paróquias dedicadas a NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO. Que a pequena imagem aparecida na rede dos pescadores, seja A IMAGEM OFICIAL DE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO NO BRASIL e uma replica desta esteja em toda paróquia deste nome.
Vi o cartaz da festa no santuário Nacional  de 2011. Neste nenhuma referencia à Imaculada Conceição de Maria. Nenhum tema que trate do pecado original, da Graça e da Redenção. Nada que indique o culto NACIONAL a Nossa Senhora da Conceição, invocada em todo Brasil, desde os tempos do Brasil colônia.
Separou-se a imagem de seu título original. Esta se tornou como que OUTRA SANTA que passou a ser venerada só a partir de 1717; o que não é verdade. Mesmo após o encontro da imagem se venerava a mesma como Nossa Senhora da Conceição.(Em sua simplicidade, o povo acrescentou o nome "aparecida" só para diferencia-la das milhares de imagens de Nossa Senhora da Conceição, presentes em todo Brasil.) E a prova disto é o monumento erguido em frente à Basílica velha em comemoração à proclamação da Imaculada Conceição de Maria. 
Espero ser compreendido, pois a minha única intenção é que seja realidade o que se diz na oração da coleta da missa do dia 12 de outubro.
Oração

Ó Deus todo-poderoso, ao rendermos culto à Imaculada Conceição de Maria, Mãe de Deus e Senhora nossa, concedei que o povo brasileiro, fiel à sua vocação e vivendo na paz e na justiça, possa chegar um dia à pátria definitiva. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade
do Espírito Santo.

sábado, 8 de outubro de 2011

ROSÁRIO: UM MODO DE ORAÇÃO

by on 12:04

O Rosário foi uma adaptação ao catolicismo dos mantras orientais. Era comum nas religiões orientais recitar várias vezes um nome para concentrar a mente. O cristianismo espalhou-se entre várias culturas não poderia destruir-las. Mas centraliza-las em Cristo. Já os cristãos orientais possuem um modo de oração semelhante ao recitar várias a oração "Jesus Filho do Deus vivo, tende piedade de mim, pecador." Ainda hoje é o rosário deles.
No Catolicismo esta forma de oração tem um sentido diverso. Está associada diretamente à pessoa da Virgem Maria, mãe de Nosso Senhor Jesus Cristo. E como é composto da união de várias orações, nele predomina a saudação do anjo, a conhecida Ave-Maria e oração da Igreja, recorrendo à intercessão da Virgem." Santa Maria, mãe de Deus..."São 150 Ave-Marias. O terço é a terça parte de um rosário e no caso 50 Ave-Marias. Cada recitação da Ave-Maria foi simbolizada como uma rosa oferecida à mãe de Cristo. Daí a origem do nome rosário. Alem das saudação do Anjo, juntou-se a esta forma de oração o Pai-Nosso, oração ensinada pelo próprio Cristo e a Profissão de Fé, o credo com o Glória Santíssima Trindade. Só após as aparições em Fátima foi acrescentada a oração: "Ó meu Jesus perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno, levai as almas todas para o céu e socorrei as que mas precisarem."
No entanto o mais importante no rosário é a contemplação e meditação dos mistérios da vida de Cristo. Estes são divididos em mistérios gozosos, que indicam felicidade, alegria; mistérios dolorosos, que indicam os sofrimento e a morte de Cristo e mistérios Gloriosos que nos conduzem a refletir sobre a Ressurreição de Cristo e glória que ele concede aos que crerem nele; O papa João Paulo II acrescentou os mistérios luminosos que apresentam a vida publica de pregação de Jesus.

Para não passar a ser um foram de oração mecânica repetitiva e não cair na condenação do Senhor, o Rosário deve ser recitado unido estes três aspectos. Oração vocal pela recitação dos pai-nosso e Ave-Marias e meditação, contemplando os mistérios da vida do Senhor. E fazendo isto como Nossa Senhora o fez conforme Lucas 2,19-20. "Maria conservava todas estas cosias meditando-as em seu coração." Assim com olhar de Maria e pedindo a ela sua intercessão para que possamos obter os frutos deste método de oração que é como que o sinal externo do catolicismo. Todo católico porta um terço.Até mesmo os católicos de IBGE. Mas o Rosário ou o terço, não é uma moeda de troca. Não se pode barganhar com Deus prometendo rezar tantos terços para receber em troca alguma coisa. Não é pela força do muito falar que alcançaremos o que Deus quer para nós. Fazendo assim agimos como agiam os pagãos que pensavam que obteriam ajuda dos deuses por meio de formulas mágicas. Só com a concentração nos mistérios e a reta intenção de obter os frutos e seguir os exemplos que ele nos mostram, o terço se torna um forma de oração agradável a Deu e útil à nossa vida espiritual e eficaz perante a intercessão de nossa mãe Santíssima. Embora rico em conteúdo, o Rosário não tem poder por si mesmo. Ele é um sacramental e como todo sacramental depende das disposições interiores e da reta intenção de quem o recita.

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

TRINDADE: O MISTERIO DO SER DE DEUS

by on 10:47
Como podem os cristãos afirmarem que só crêem um Deus se para estes em Deus há o Pai, o Filho e o Espírito Santo? Tres pessoas plenamente distintas? Sabemos que há uma só natureza humana. Ou seja, não importando o nome ou sexo, os seres humanos possuem uma natureza em comum. Mas são milhares e milhares de pessoas. Poderia haver apenas uma natureza divina e milhares de deuses? Claro que não. Crer nisto seria voltar ao politeísmo grego e romano. Em que havia vários deuses e estes possuíam a mesma natureza divina. Eles eram imortais e poderosos. Mas o mistério do Deus revelado em Cristo e por Cristo Jesus não é uma variedade de deuses e uma natureza unica. É um só Deus. Unico. Completo. Não composto. Indivísivel, pois onde estiver o Pai, também estará aí o Filho e o Espírito Santo.
O Filho é Deus porque gerado do Pai. Sem o Pai não haveria o Filho. Ele depende do Pai para o ser de sua existência. Mas o Filho ou a Palavra, o Logos, não foi criado. Ele é o único gerado de Deus. Ele não veio a existência do nada, como as criaturas. ?Ele recebe o ser da fonte, Deus. Podemos afirmar que o Filho depende do Pai, pois sem um Pai ele não seria Filho. Mas também com toda razão o Pai depene do Filho. Pois sem o Filho não poderia ser o Pai. E de ambos depende o Espírito Santo, pois sem amor não haveria a geração do Filho pelo Pai e nem a existência do Espírito Santo pelo amor entre o  Pai e o Filho.Mas nenhuma pessoa está subordinada pela natureza a outra. Ambas são iguais no Poder e no Saber. Tudo o que é uma pessoa a outra o é também. Disse o próprio Jesus enquanto homem. "Tudo o que é meu é teu e tudo o que teu é meu." Jo 17,10 No Amor as duas pessoas se formam na eternidade e por Amor se doam.  O Eterno ser de Deus é como Pai, Filho e Espírito Santo. De modo que se fosse possível faltar ao Pai o Filho não haveria Deus. Se faltasse o Filho ao Pai, também não haveria Deus e se faltasse o Espírito Santo ao Pai e ao Filho, também Deus deixaria de existir. Pois é da natureza de Deus ser Pai, Filho, Espírito Santo. Por isso ao final de cada missa o padre diz: A benção o DEUS TODO-PODEROSO, Pai, Filho e Espírito Santo e não abençoe-vos os deuses poderosos.
O Filho é Deus porque é o unigênito de Deus. Ou seja, o unico formado de Deus mesmo; não foi tirado do nada para a existência como as outras criaturas. Ele mesmo atinha consciência disto quando afirmou: "Antes que Abraão existisse EU SOU!" Jo 8, 58. Não disse eu já existia ou eu já havia sido criado. Afirmou que sua origem é eterna. Sem principio, sem começo. Mas ela se dá no seio do Pai. Deus nunca pode ser Deus se não for como Trindade. Faz parte de sua natureza de Deus ser Pai, Filho e Espírito Santo. Este é o mistério de Deus revelado a nós por Jesus, o homem Deus. Esta é a fé que nos diferencia dos deístas, dos filósofos e dos pagãos. Deus é para o cristão mais do que o Ser Supremo. O Absoluto. É o Deus comunhão de Amor. Cremos em um Deus que é comunhão e relação consigo mesmo sem ser egocentrismo. Sem egoísmo. No Deus que se dá de si mesmo para o mundo por amor. E se dá pelo Espírito Santo, que como que transborda o poder de Deus criando o universo e o organizando. Sem necessidade alguma. Sem que isto lhe acrescente nada em sua essência perfeita. Mas apenas como um natural expandir-se do  amor. É neste amor eterno que nos movemos, existimos agora e somo que temos sido. E nossa atitude perante esse Deu que é Amor deve ser igual a de Maria Santíssima. Prostrada perante a grandeza da Divindade e clamando: Eis aqui o Escravo(a) do Senhor! 
Deus no sustenta no SER porque Ele, unicamente Ele, é o SER. A Ele, Pai, Filho, Espírito Santo seja dada a glória.

terça-feira, 4 de outubro de 2011

SÃO FRANCISCO E JESUS CRUCIFICADO

by on 11:43
No dia de São Francisco de Assis, gostaria de lembrar um aspecto da personalidade deste santo tão popular e considerado tão moderno para os nossos dias. O Seu amor a Nosso Senhor Jesus Cristo crucificado.  Este amor que chegou ao ponto de no momento de extremo êxtase, considerando a paixão do Senhor, de receber as chagas de Cristo. Por isso também é o mesmo santo, chamado de São Francisco das Chagas e é desta forma que ele é invocado em Canindé, cidade do interior do Ceará. Os frades capuchinhos trouxeram esta devoção ao seu fundador, para o meu estado, de modo que São Francisco no Ceará é até mais popular e venerado do que São José,o padroeiro do Ceará.
São Francisco se tornou o santo do ecumenismo e da ecologia. Protetor da paz e dos animais. Mas há um outro lado, e este é muito  mais importante: São Francisco amava e honrava a paixão de Jesus Cristo e como um novo São Paulo podia dizer: "Não quero outro coisa se não gloriar-me na cruz de Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para o  mundo." Gl 6,14
Que o exemplo de São Francisco, em seu amor  pela paixão e morte por Jesus Crucificado, faça a sagrada cruz voltar as nossas igrejas e capelas, e que ninguém se envergonhe da cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo, pois por este meio ele quis nos salvar do pecado. 
São Francisco,fervoroso arauto de Jesus Crucificado,  Rogai por nós!

domingo, 2 de outubro de 2011

OS ANJOS - 02 DE OUTUBRO

by on 14:42




"Eles, os anjos, vem muitas vezes entre os cristãos mas não são vistos; eu os vi muitas vezes entre os cristãos."
Santa Joana d´Arc, respondendo sobre os anjos que ela afirmava ver,   no processo inquisitorial por heresia. Interrogatório do dia 12 de março de 1431, 2° Audiência na prisão.

Que no dia dos santos Anjos da Guarda, voltemos a crer e a honrar estas criaturas espirituais que manifestam a onipotência de Deus. Hoje se acredita em extraterrestres, com as mais variadas formas e até monstruosas, mas bons e inteligentes;  porém se recusam a crer nos anjos, puros espíritos, que manifestam a variedade da criação de Deus.
Sejam os santos anjos, nossos protetores nas aflições da vida e perante a influencia dos espíritos malignos, pela vontade Deus, amém.

sábado, 1 de outubro de 2011

TERESINHA E JOANA, IRMÃS NA SANTIDADE

by on 11:19


Hoje, 01 de outubro, é o dia de Santa Teresinha. Virgem. A Doutora da Igreja que viveu e divulgou a espiritualidade da infância espiritual ou do abandono à vontade de Deus. Santa Teresinha, francesa como a Virgem Joana d´Arc; que sem o saber, viveu esta mesma espiritualidade. Por isso Santa Teresinha chama Joana d´Arc de sua querida irmã. Percebemos que Santa Joana, viveu na pratica a infância espiritual por seu total abandona à vontade de Deus. "Tudo espero de Deus meu criador. Eu o amo de todo o meu coração." Frase da Virgem guerreira que lembra as palavras da Virgem das Rosas e da cruz. Santa Teresinha e Santa Joana, Rogai  pela Igreja, Rogai pela França e também pelo Brasil.
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